7 de setembro de 2012

Crítica sobre "As Vantagens de Ser Invisível"


Hoje o site World postou uma crítica ao filme As Vantagens de Ser Invisível, dando alguns detalhes da trama e nos dando uma pequena ideia do que esperar do filme. Vejam:

Os cinéfilos lotaram a exibição final de pré-lançamento de As Vantagens de Ser Invisível - história de um adolescente de idade definida em 1990, Pittsburgh. Adolescentes e jovens  adultos lotaram o saguão, agitando os bilhetes e implorando a atendente da exibição para deixá-los entrar, eu nunca teria feito isso sem minhas credenciais de imprensa.
Na fraca meia-luz, notei que cavalheiro à minha direita estava folheando o livro que inspirou o filme. Escrito pelo cineasta Stephen Chbosky como uma série de cartas para um amigo imaginário, o livro conta a história do introspectivo e um pouco estranho Charlie, como ele começa a escola e se esforça para encontrar amizades.
O livro não é particularmente bem escrito e seu tema é banal, ainda As Vantagens de Ser Invisível é muito popular entre os jovens adultos. É também um dos livros que mais desafia a American Library Association de 2009 (uma instituição dos Estados Unidos que promove a educação e os livros nas escolas e bibliotecas americas), e por um bom motivo.
O filme é um pântano de uso de drogas na adolescência, experimentação sexual, homossexualidade, suicídio e linguagem obscena. Ele inicialmente ganhou uma classificação R, mas Chbosky e seus associados da Lionsgate Motion Picture Group recorreram da classificação e foi rebaixado para ele PG-13, sem nenhuma remoção do filme original.
O resultado é uma representação crua de pesquisa de um jovem solitário para a cura em um mundo quebrado pelo pecado sexual e depressão suicida. Mas isso não é a parte mais perturbadora. O que é mais surpreendente é a completa ausência de participação dos pais na vida dos jovens.
Embora Charlie venha de um lar com pai e mãe funcional, seus pais não têm idéia do que acontece na vida dos seus filhos. Esta passividade tem efeitos de longo alcance. Seus filhos fazem más escolhas relacionais, escondem suas dificuldades e procuraram ajuda e conselhos de seus amigos, que incentivam as drogas e experimentação sexual.
O mundo de Charlie é muito escuro, e sua busca por significado totalmente nobre. Quando seus amigos vão para a faculdade, ele tem um colapso nervoso e passa várias semanas em um hospital psiquiátrico. Isso precipita um nível de cura com seus pais e irmãos, mas como a história de Charlie poderia ser diferente se os seus pais se preocupavam com sua mente e seu coração como se estivessem se preocupando com sua comida preferida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário