30 de agosto de 2012

Primeira crítica de As Vantagens de Ser Invisível


Gabrielle Bondi, do site The Young Folks fez a primeira crítica ao filme As Vantagens de Ser Invisível, que vem tendo exibições especiais nos Estados Unidos desde o começo do mês. Vejam o que ela disse:

''As Vantagens de Ser Invisível tem sido a amostra de Jovem Livro Adulto durante a década passada. Eu primeiramente li no começo do meu segundo ano do ensino médio. Aos quinze anos de idade, eu me conectei com Charlie e seus amigos em tantos níveis. Isso significa muito para mim desde então. Quando eu ouvi há um ou dois anos que Stephen Chbosky estava adaptando seu romance para filme, eu fiquei animada e hesitante. Eu estava feliz que Chbosky estava tomando as rédeas neste filme. Quem melhor que o autor para adaptar seu próprio livro para filme? Ainda, eu não estava familiarizada ao todo com Chbosky como um cineasta. Poderia ele fazer Perks um ótimo filme como o livro é? A resposta é um redundante e absoluto sim. As Vantagens de Ser Invisível é indubitavelmente um dos melhores filmes do ano e também pode ser facilmente considerado um dos melhores dramas teen da década passada.

Se você não leu Perks (e você deveria definitivamente entrar nisso), é a história de Charlie (Logan Lerman) no seu começo do primeiro ano do ensino médio. Charlie é esperto, quieto e não tem amigo algum. Sua família na ponta dos pés ao seu redor, perguntando vagamente se ele está bem. Ele está esperançoso que o ensino médio mudará coisas para ela socialmente. Mas, depois de um primeiro dia difícil, ele não está vendo muito bem. Não até que ele começa a conversar com o sênior Patrick (Ezra Miller) e conhece sua meia irmã Sam (Emma Watson) e ele finalmente encontra um lugar onde pertence. A partir daí, você vê Charlie fazer novas amizades, experiências e os altos e baixos de ser um colegial.

Sobretudo todas as coisas, o que eu amo sobre o filme é ter as mesmas coisas que amo sobre o livro. Isso é tão raro por que não é muitas vezes onde o filme consegue encapsular completamente a essência do livro. Não há dúvidas que o filme faz isso. Agora, isso não quer dizer que é exatamente como o livro. Há partes grandes e pequenas que foram deixadas de fora ou reorganizadas para fazer a história mais coerente e fascinante na tela. Chbosky fez um magistral trabalho no roteiro. Ele balanceou os momentos muito emocionais com leveza bem humorada, um claro e realista reflexo de como a vida é. Toda a audiência será capaz de se relacionar com a história de um jeito ou de outro.

Logan Lerman é brilhante como Charlie. Eu estava aturdida pela atuação de Logan durante os momentos vulneráveis de Charlie em uma cena em particular. O resto do elenco fez um fenomenal trabalho também. Emma Watson finalmente provou si mesma fora dos filmes de Potter. Ela fez Sam com o coração, e a química entre ela e Logan é tão doce e genuína. Ezra Miller é hilário e perfeito como Patrick. Apesar de todas as piadas engraçadas, ele acaba sendo mais que um alívio cômico. Mae Whitman, Nina Dobrev, Paul Rudd, Dylan McDermott e Joan Cusack também estrelam o filme e fazem grandes impressões.

Eu sinceramente espero que As Vantagens de Ser Invisível tenha a atenção que merece. Quando você tem uma ótima história e traz a vida com performances maravilhosas, é difícil de ver isso não sendo notado. Do que vi até agora, considero o candidato da temporada para premiações. Mesmo que não ganhe prêmio algum, eu estarei satisfeita com o fato de Chbosky ter trazidos seu clássico romance teen para vida com tanto coração e talento que o filme em si vai virar um clássico também.''

Fonte e tradução: Emma Watson Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário