11 de novembro de 2012

(Spoilers) Script de "Noah"




                                         

Um repórter do site Breitbart teve a oportunidade de ler o script de Noah, e postou um resumo detalhado da trama do filme seguido de uma crítica ao enredo. Vejam:

                                                        Enredo do filme
"Noah" pinta o mundo primitivo de Gênesis 6, com deserto árido e quente, terra rachada e seca e um céu cinzento e sombrio que não dá nenhuma chuva - e tudo isso, causado pelo "desrespeito" do homem com o meio ambiente. Em suma, um cenário apocalíptico do aquecimento global no mundo antigo. Como o homem neolítico era capaz de provocar mudanças climáticas catastróficas sem o "mal" das emissões de carbono e da revolução industrial moderna não é explicado. No entanto, a humanidade caminha na terra em tribos guerreiras nômades matando animais para se alimentar ou como troféus de desperdício.
Neste mundo opressivo, Noé (Russell Crowe) e sua família procuram evitar as multidões e viver da terra. Noé é uma espécie de xamã rural e vegan (adeptos ao vegetarianismo) hippie - como os coletores de ervas. Noé explica que sua família tenta estudar e curar o mundo sempre que possível, como uma espécie de cientista ambientalista. Mas ele também misteriosamente tem as habilidades de luta de um antigo ninja do Oriente.
Noé mantém um hospital veterinário para cuidar de criaturas feridas ou aqueles que sobrevivem aos maus "caçadores" da terra. Apenas quem não viola as leis dos direitos dos animais, eu não tenho certeza, uma vez que existem apenas feudos de senhores da guerra e tribos. Seja como for, Noé é a Madre Teresa dos animais.
Embora Deus não tenha falado aos homens ou anjos por um longo tempo, Noé é assombrado por sonhos recorrentes de uma tempestade e inundação que ele supõe ser o juízo de Deus sobre o homem.
Todas as criações de Deus estão morrendo por causa da humanidade, Noé diz, ponto com o qual seu avô, Matusalém (Anthony Hopkins), concorda.
Pessoas estão sendo mortas, também, mas não é realmente tão importante. A noção de maldade humana é mais um pensamento para depois ou sintoma de maior preocupação ambiental do ativista ecológico no céu.
Noé procura o conselho de Matusalém, o homem mais velho vivo, que vive em uma caverna. Infelizmente para o lutador pacífico, ele tem que passar pela terra do Observador para chegar lá. Os Vigilantes são anjos que desciam do céu para ajudar a humanidade caída, concedendo-lhes perguntas sobre os conhecimentos de magia, a ciência das estrelas, metal e fogo. Mas quando a humanidade transformou esse conhecimento em armas de guerra e instrumentos de devastação ambiental, Deus baniu os Sentinelas para a terra e virou-lhes as costas.
Agora, eles residem com 18 metros de altura, seis angelicais grupos armados que se ressentem da humanidade.
Através do diálogo complicado do filme, Noé convence os Vigilantes à ajudá-lo, e ele recebe uma semente mágica de Matusalém que floresce uma floresta mágica no deserto. É realmente uma cena muito imaginativa e poderosa que mostra a provisão milagrosa de Deus.
Noé usa essa madeira para construir seu barco. Assim, os Vigilantes o ajudam a construir o ofício. Seguida por outra bela seqüência de um fio mágico de água que se estende a partir da floresta em todo o mundo e chama os animais de dois em dois para vir para a arca.
Como um mágico Dr. Doolittle da Mesopotâmia, Noé tem a capacidade de "liderar" os animais pacificamente até a arca com eles vindo de todos os cantos da terra. E sim, até mesmo os insetos. Bem, eles terminam de construir a arca, as chuvas começam, a multidão do mal tentam entrar na arca, mas os Vigilantes o impedem, blá, blá, blá, filme de ação e estamos na metade do filme, com Noé e sua família na arca, no meio do dilúvio.
O que Noé não sabe é que Akkad, um guerreiro do mal,  escapou para o barco e planeja matar todos os homens e estuprar todas as mulheres para começar a civilização com a sua própria ninhada de criaturas malignas.
Enquanto isso, Noé se tornou um pouco psicótico, como um ativista dos direitos ambientalista ou animal que conclui que as pessoas não merecem sobreviver por causa do que eles fizeram para o meio ambiente e com os animais. Noé deduz que a única razão de Deus para colocar a sua família no barco é pastorear os animais para a segurança.
O mundo seria melhor sem os seres humanos, conclui. 
Ele decide que não haverá mais nascimentos nesta família para que, quando começar de novo no novo mundo, eles acabarão por morrer, deixando os animais em um paraíso humano com  ecos de harmonia e paz.
Seu raciocínio ético? O mesmo que todos os ativistas ambientalistas: Os fins justificam os meios.
Há apenas um problema. Uma das mulheres na arca está grávida, e Noé decide que, se o bebê for um menino, pode viver, mas se for uma menina, ele deve matá-lo. Nós não podemos ter mais desse pequeno e desagradável vírus dos seres humanos que poluem a terra. Assim, a maioria da última metade do roteiro é um thriller assassino de família como "Dormindo com o Inimigo", que faz a pergunta dramática do filme "será que Noé irá matar a criança mesmo que não seja uma menina?"
Antigo homicídio de crianças por causa do sexo. A mulher dá a luz à meninas gêmeas, e Noé segue todo o caminho até matar não uma, mas duas crianças do sexo feminino, depois de matar o malvado Akkad. Mas no final, ele falha. Ele é muito compassivo para realizar o plano cruel de Deus. Noé é mais amoroso do que Deus.
O desenlace mostra um miserável e embriagado Noé com sua crescente família do futuro da Terra matando netos encontrados por sua nora (Madison Davenport) para ensinar-lhes como viver no mundo de uma forma que vai poupá-los da dor do passado.
Clique em 'Continue Lendo' para ler o restante.
                                                       Crítica ao filme
Talvez um dos aspectos mais preocupantes do roteiro de Aronofsky seja o seu retrato de Deus na visão do mundo moral de Noé. Eu não estou falando sobre o fato de que Noé é pecaminoso no filme, ou que ele se embriaga. Isso está na Bíblia. Esse não é o problema. O problema é que Noé é descrito no script como uma tentativa de seguir a vontade de Deus, uma vontade que inclui a completa aniquilação da raça humana, em oposição à representação de Gênesis de começar de novo, com oito seres humanos para repovoar e, finalmente, fornecer um Messias.
Alguém poderia trazer o argumento de que a jornada de Noé abrange perceber que o seu zelo por sua causa dos direitos animal e ambiental, já foi longe demais, e que ele finalmente percebe que matar pessoas é muito radical. Deve haver um equilíbrio de interesses. Em uma cena, Jafé (Leo McHugh Carroll) mata acidentalmente um lagarto que agora vai morrer, porque era apenas um dos dois. Noé explode de raiva em cima de seu filho por seu descuido. Depois ele se arrepende e percebe que todos nós compartilhamos o potencial para a "maldade".
Mas eu sou cético em relação a esse "equilíbrio de interesses" interpretado no script. Noé não teve uma revelação que fez ele perceber que os animais são mais importantes do que os humanos, ao contrário, ele tem uma "revelação" de que o mal contra animais é em todos os humanos, tal como seu filho. Em seguida, a próxima coisa que ele conclui é que não haverá esposas na arca e eles não estão indo para repovoar a humanidade, após o dilúvio.
Adicione a isso, o fato de que os animais a bordo da arca de Noé são para distrair sua família para que ele possa matar os bebês do sexo feminino. Que apoia claramente a noção de Deus estar por trás de tudo isso.
Além disso, no final, quando Noé percebe que ele não pode matar a menina para parar a raça humana, o motivo não é porque ele percebeu que ele era muito radical contra os humanos, mas porque ele estava muito fraco para seguir com os mandamentos de Deus e sua "causa maior" do genocídio. Esta cosmovisão humanista certamente puxa as cordas do coração da nossa arrogância.
Ao todo, o roteiro de "Noah" é um desperdício desinteressante e não bíblico de US $ 150 milhões de dólares que vai arruinar por décadas a possibilidade de fazer um filme realmente grande e divertido deste herói da Bíblia amado por milhares de milhões de crentes religiosos, judeus, cristãos e muçulmanos.
Este filme será rejeitado por milhões de devotos leitores da Bíblia em todo o mundo porque mais uma vez ele subverte sua própria narrativa sagrada com uma agenda política da religião pagã da terra que é ofensivo à sua fé. Em um sentido muito real, se envolve muito no pecado da história primitiva de Gênesis: A negação da imagem do homem Godin.
Se "Noah" for lançado, e como eu estou prevendo, tiver números horríveis na bilheteria depois de ser rejeitado pelos cristãos e judeus tradicionalistas, bem como os telespectadores principais, os executivos do estúdio vão falar sobre a fé baseada no público nunca ser transformando para "seus filmes."
A história real será que "Noé" foi feito por alguém de fora da sua comunidade e que foi um insulto, degradante e contrário às suas crenças e valores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário